ao forno, bacalhau, cuscuz, páscoa, peixes, receita

Bacalhau assado e cuscuz marroquino

Só não como mais bacalhau porque aqui os preços não costumam ser convidativos, principalmente quando se trata do “lombo”, aquela parte alta e deliciosa do peixe, perfeita para assar ou grelhar em grandes pedaços e ir saboreando as lascas beeem devagar…
Mas quando vou a SP não deixo de trazer um pouco pra casa, o último que chegou por aqui virou este prato da foto.
Também acho que o bacalhau é um ingrediente que merece reinar no prato, nada de temperos ou acompanhamentos que o diminuam ou conflitam com seu sabor.
Por isso nesta receita ele foi assado com muito azeite, dentes de alho e alguns ramos de ervas frescas, em forno bem baixo, acompanhado por um cuscuz marroquino levemente agridoce.Lembre-se que é importante usar o cuscuz específico para essa receita, que normalmente é encontrado nos empórios gourmet ou supermercados com um bom mix de importados. Não desanime, uma caixinha de 500g custa menos de R$ 10,00 e rende umas dez porções, além de ser uma receita bem simples e rápida. Você pode também experimentar como acompanhamento o arroz branco ou um purê cremoso de batatas ou abóboras.

Apesar da aparência sofisticada é um prato fácil de fazer, confere aí!

Bacalhau
Ingredientes:
(4 pessoas)
– 800g de lombo bacalhau dessalgado
– 8 tomates tomates cereja maduros
– 2 dentes de alho
– ramos de ervas frescas (usei tomilho, sálvia e salsinha)
– pimenta do reino a gosto

Preparo:
Em um refratário coloque o bacalhau dessalgado, tomates cereja inteiros, dentes de alho inteiros descascados e alguns ramos de ervas. Acrescente bastante azeite, o suficiente para chegar pelo menos a metade da altura do bacalhau e cobrir todos os outros ingredientes. A dica é usar um refratário pequeno para que os ingredientes ocupem todo o espaço, assim você usa menos azeite.
Cubra o recipiente com alumínio e leve ao forno na menor temperatura possível (usei 150º) por 90 minutos.

Cuscuz
Ingredientes:
(4 pessoas)
– 200g de cuscuz marroquino
– 1 cenoura ralada
– 1 cebola fatiada bem fina
– 1/3 de xícara (chá) de uvas passas (damasco seco é outra opção)
– 1 tomate picado em cubinhos
– azeite a gosto
– sal a gosto

Preparo:
Siga as instruções da embalagem do cuscuz para o preparo, normalmente é só acrescentar no cuscuz a mesma medida de água quente, tampar, esperar cozinhar uns 5 minutinhos e mexer para soltar.  Mais fácil que miojo…
Depois refogue em uma frigideira com um fio de azeite a cebola até começar a dourar, acrescente os outros ingredientes e refogue por mais uns 5 minutos, aí é só misturar com o cuscuz e está pronto.

Para montar é só colocar no prato uma porção de cuscuz e sobre ela o bacalhau, decore com os tomatinhos assados e ervas frescas e pronto, bom apetite!
Vou sugerir Ayo cantando Black Spoon em bela versão acústica. Simples e elegante.
www.saborsonoro.com.br