doces, receitas, sobremesas

Pavlova com frutas vermelhas

Pavlova… fugi deste doce por muito tempo, depois de ter perdido uma cartela de ovos na primeira tentativa, em um passado distante.

Para quem não conhece, Pavlova é uma sobremesa que recebeu este nome em homenagem à bailarina Anna Pavlova, e apesar dela ser russa, a origem da receita é disputada pela Austrália e pela Nova Zelândia.

Na prática é uma torta de merengue, um suspiro grande, que deve ficar crocante por fora e ainda meio macia e “puxenta” por dentro. Pode levar frutas, coberturas e recheios.

 

Pavlova - receita

Mas aí um dia coloco o livro Confeitaria Escalafobética da Raiza Costa nas mãos do Luca, e peço para escolher um doce pra eu fazer no aniversário dele.
Adivinha o que ele pediu? Sim, Pavlova.

Com este compromisso e o medo de falhar logo no aniversário do filho, fui para a cozinha com aquele frio na barriga.
Segui todas as medidas e procedimentos com muito cuidado e controlei minha mania de achar que posso dar meu toque pessoal em todas receitas.

Desta vez minha resiliência me premiou com esta torta que vocês conferem aí na foto:
bonitona, leve e muito saborosa.

Ah! Se você ainda não tem o livro da Raiza e gosta de confeitaria vai correndo comprar, ele é lindo, tem explicações muito didáticas e está cheio de receitas deliciosas.

 

Pavlova - receita

Antes de fazer, alguns recados importantes!

– Não se frustre se ela der errado da primeira vez: as vezes o humor do forno, a velocidade da batedeira, a posição dos astros e a umidade do ar podem fazer algo não funcionar. Esta é uma sobremesa temperamental.

– Na receita original a Raiza sugere 3 horas de forno a 150º, lá em casa antes de 2 horas ela já começou a ficar bem dourada nas bordas. Desliguei e deixei dormir no forno, esfriando lentamente. Ficou muito perto do ideal, mas acho que ela poderia ter assado mais um pouco no interior.  Na próxima vez vou tentar 130º para assar mais lentamente.

– Seu forno não tem uma regulagem precisa de temperatura? Coloque a grade na altura média e use aquele truque da colher de pau pra deixar a tampa do forno um pouco aberta, e confira de vez em quando.

– Monte o mais próximo de servir, com a umidade das frutas e da cobertura ela pode perder a crocância da casquinha. Os discos de merengue podem ser feitos no dia anterior se você passar um filme plástico.

“Nossa é muito complicado!” Não é simples como fazer brigadeiro, e não é mais difícil do que a maioria das sobremesas mais delicadas. Eu acho que vale o risco. Estou louco pra fazer outra.

 

Pavlova - receita

 

Pavlova com Frutas Vermelhas

 

Receita

Pavlova
– 300g de açúcar de confeiteiro
– 1/2 colher de chá de amido de milho
– 6 claras
– 1 colher de chá de suco de limão
– Morangos, amoras e hortelã a gosto.*

* o morango também foi no recheio, picado junto com o creme, então pode comprar uma boa quantidade. Claro que você também pode variar as frutas de acordo com a estação e sua preferência.


Cobertura de Iogurte e Cream Cheese

– 200g de cream cheese
– 200g de iogurte natural (sem açúcar)
– 80g de açúcar (usei cristal)
– Sementes de 1 baunilha em fava(se não tiver use uma colher de sopa rasa de essência)
– 1/2 limão siciliano (raspas e suco)

 

Preparo

Pavlova
Em uma batedeira bata as claras em velocidade baixa até espumar.
Acrescente o suco de limão, e assim que a clara esbranquiçar, acrescente lentamente o açúcar e o amido de milho peneirados.
Agora bata por mais ou menos 5 minutos em velocidade alta, até as claras formarem picos bem firmes.

Hora de assar: forre com papel-manteiga uma forma bem grande (ou duas pequenas como eu fiz) e faça dois discos do mesmo tamanho (+- 20cm cada).
Legal deixar o meio mais raso e as bordas mais altas em um deles para colocar o recheio.

Preaqueça o forno e asse por 3 horas a 150º, mas fique de olho: quando formar uma casquinha levemente dourada na superfície e o centro não estiver mole está pronto.
Se veio direto pra receita, leia as recomendações que coloquei mais acima sobre essa parte. É muito importante!
Deixe esfriar completamente no forno. A minha dormiu lá dentro.


Cobertura de Iogurte e Cream Cheese

Esta é muito fácil: bata todos os ingredientes na batedeira ou com um fouet até conseguir uma creme homogêneo. Pronto!

Agora é montar: use como base o disco que você deixou mais fundo no meio para colocar metade do creme e 1 xícara de morangos picados.
Coloque o outro disco em cima e cubra com o restante do creme, finalize a cobertura com os morangos, amoras e folhas de hortelã.

 

Pavlova com frutas vermelhas - receita

 

No som vou colocar uma música que é a cara do Luca.
Quem o conhece sabe como é carinhoso e adora um abraço.