a refeição em família, concurso, ferran adriá, promoções

Livro A Refeição em Família: um concurso cultural e o almoço de domingo.

Como disse no último post, o Sabor Sonoro foi convidado pela Editora Agir para participar do concurso cultural do livro A Refeição em Família, do Ferran Adriá. É uma honra ser escolhido para esse desafio junto com outros blogues tão bacanas.
O livro e o cara
Para quem não conhece, Ferran Adriá foi considerado por muitos anos o melhor Chef do Mundo comandando o elBulli, o inventivo restaurante espanhol que encerrou suas atividades em 2011. A boa notícia é que ele deve abri-lo novamente em 2014, como uma fundação focada na formação culinária.A Refeição em Família traz 93 receitas divididas em 31 cardápios com entrada, prato principal e sobremesa. Não do cardápio que era servido para os clientes do elBulli, mas da sua “família”: a equipe de 75 pessoas que trabalhavam no restaurante.

 

É  importante comentar que tenho uma biblioteca considerável de livros de receitas e digo com tranquilidade que este é um dos mais didáticos que já vi. Além da lista de ingredientes para 2, 6, 20 e 75 pessoas, todas receitas têm fotos das etapas do preparo.
Os mais curiosos poderão ver também detalhes do sistema elBulli de administrar a cozinha para o jantar dos funcionários, revelando planilhas de produção mensais e semanais, planejamento diário, o sistema de limpeza e as técnicas mais usadas, o livro também dedica um capítulo ao preparo de receitas básicas – molhos e caldos – dicas de compras, armazenamento, organização, além de um guia ilustrado com 42 utensílios básicos para a cozinha. 
Menu do dia na parede da nossa cozinha
O nosso menu
Voltando ao concurso, o desafio era fazer um dos cardápios sugeridos pela editora para a nossa família. Convidamos nossos pais, irmãos e claro, nossos pequenos. Aproveitamos o domingo de Páscoa, data que sempre nos reunimos.
Escolhemos o cardápio que nos parecia mais saboroso e adequado para nossos convidados:
melão com presunto de entrada, arroz de pato como prato principal e bolo de chocolate de sobremesa. Pratos clássicos e perfeitos para a ocasião.
Sempre que posso faço pão para acompanhar as refeições
Presunto com Melão
Sempre gostamos desta entrada, a doçura e a suculência do melão fazem um contraste perfeito com o sabor intenso e salgado do presunto. É super simples de fazer e ganha outra aparência se montada nos palitinhos.
Arroz de Pato
Há muito tempo queria testar uma receita com esta carne, tinha experimentado em restaurantes mas ainda não havia preparado em casa. Ela não é muito fácil de encontrar por aqui, mas deu certo graças à minha amiga Kris Nardini, do Cozinhando para Relaxar, que só faltou caçá-lo pessoalmente..rs
Fiquei muito feliz com o resultado: um arroz molhadinho e cheio de aromas e sabores. Perfeito para um dia frio acompanhado de um belo tinto.
O Bolo de Chocolate
Minha irmã faz bolos deliciosos e esta receita foi ela quem preparou. Só leva quatro ingredientes: chocolate, manteiga, ovo e açúcar. Tem aquela textura cremosa que lembra um brownie, também fica uma delícia se servido morno com um pouco de sorvete.

A Família
Família normalmente é definida como uma unidade de pessoas com ancestrais em comum. Acho essa definição incompleta. Eu por exemplo tenho algumas famílias: a de sangue, a de amigos, a do trabalho…
A forma que tenho de mostrar minha gratidão por elas é preparando uma refeição, e mesmo sendo apenas um cozinheiro de fim de semana, é o que sei fazer de melhor para retribuir tudo que elas fazem por mim. Compartilhar com o que preparo com certeza deixa minha vida mais completa, mais feliz.
Vó Nani, Caio e Theo
Luca e seu Tilanossaulo Lex
Carol e Davi
Davi e Vovoci
Um brinde à família!
O Resultado do concurso
Se você enviou sua frase para concorrer ao livro deve estar curioso pra saber quem ganhou.
Não foi fácil escolher entre tantas, por isso pedi uma ajuda para os criativos da agência que trabalho.
A ganhadora se destacou por seu poder de síntese, qualidade e criatividade na construção da frase, usando rimas simples, mas que dizem muito.
A pergunta:
O que não pode faltar na sua refeição em família?
A resposta:
Parabéns Regiane! Logo entraremos em contato para combinarmos o envio.
É isso aí pessoal, quero agradecer mais uma vez a equipe da Editora Agir pelo convite e desejar boa sorte para todos participantes: Cozinha Pequena, Cozinha TravessaGordelíciasPanelaterapiaPitadinhaPrato Fundo e Receitas Gourmet.
www.saborsonoro.com.br