alice, almoço, conservas, entradas, receitas, saladas, vegetarianas, vegetariano

A Cozinha da Alice # 33 – Salada três brotos e molho de hortelã e grana

Um dia fui almoçar no Marcel e fiquei de fazer uma salada. Olhei um livro do Jamie Oliver e me apaixonei por uma servida numa “conchinha” de alface americana, com tomatinhos cereja, broto de feijão e umas lasquinhas de abobrinha com sei lá mais o quê. Tava decidido, era isso!

No meio do caminho, imaginando a elaboração da receita, já troquei uns dois ingredientes. Passei no verdureiro e fiquei tão feliz por achar broto de girassol! Pronto, tava incluído! Também olhei para as mini folhas (baby leaf) e achei que estavam lindas demais. Incluídas! A salada não estava nada parecida com a que eu ia fazer. E ainda na fila do caixa, mudei mais um ingrediente: troquei o tomate cereja por cubinhos de melancia, porque desde que a vi cortada em cima do balcão ela ficou mandando mensagens telepáticas dizendo “coma-me” e antes mesmo de acabar de pagar, o único ingrediente que não troquei foi o broto de feijão, que ao invés de crú, servi grelhado.

Faço isso todo dia. Se a receita pede 300g eu acho só uma
Queria uma vez na vida conseguir obedecer à uma receita.
Bom, dessa vez foi ótimo, nada embatumou, descascou ou despencou. Muito pelo contrário, ficou delícia cremosa. Até uma amiga que diz “não interagir bem com plantas” ficou feliz com o resultado.
Então, ta aí pra vocês:
Salada três brotos
Rendimento: muita gente
Ingredientes
– um monte de broto de feijão
– uma embalagem inteira de baby leaf (brotos de folhas várias – alface, rúcula, beterraba, etc)
– uma caixinha de broto de girassol
– vários cubinhos de melancia
Molho
– um maço de hortelã
– bastante grana padano (ou parmesão)
– um fio de azeite
– restinho de creme de leite (ou iogurte natural) que sobrou na geladeira
– sal
Preparo
Lave todas as coisas e deixe secar. Grelhe os brotos de feijão em uma frigideira bem quente, sem óleo, nem sal, deixando dourar. Espere esfriar. Para o molho, bata tudo no liquidificador e reserve. Em um copo de vidro, monte as camadas colocando o broto de feijão, em seguida as mini folhas (baby leaf), logo em seguida  o broto de girassol e os cubinhos de melancia. Uma colherada do molho para finalizar. Pura alegria!
Para acompanhar, Wood Brothers – Luckiest Man


Alice Gussoni

Mãe de dois lindos gêmeos. Artista Plástica. Vegetariana. Nas horas vagas é ilustradora infantil e em tempo integral uma louca apaixonada por cozinha. Pilota A Cozinha da Alice, fazendo gostosuras por encomenda, eventos e cursos gastronômicos.

www.saborsonoro.com.br