entradas, receitas, sobremesas

Harmonização de azeites e um concurso cultural

azeite-1-2

As vezes nos aparecem alguns desafios imensamente prazerosos. O dessa vez nos foi proposto pela charmosa loja Rua do Alecrim, e o desafio foi harmonizar um saboroso e premiado azeite, o Lote 8, com um prato doce e um salgado.

Apesar de já ter feito pequenas experiências com azeites, a harmonização deles ainda é um assunto bem novo pra mim. Mas desde o princípio, totalmente fascinante. Se te interessa estudar um pouquinho e fazer seu próprio “laboratório”, você pode encontrar dicas de ouro aqui, aqui e aqui.

Minhas experimentações foram vastas, e ao meu paladar, todas bem sucedidas. Usei figos, burratas com flores comestíveis, cogumelos com mini arroz e limão siciliano…enfim, a gama de opções bem divertidas.

A harmonização de azeites é diferente daquela que fazemos com o vinho. O primeiro é uma degustação simultânea, ela faz parte do prato, ao contrario do vinho que é um acompanhamento ao prato, uma degustação alternada. Além disso, quando for fazer suas experiências é importante lembrar que a do azeite, é uma harmonização de concordância, e não de contraposição, como o vinho. Portanto, se o azeite é suave, frutado, cítrico, você vai combiná-lo à ingredientes cítricos, se é picante, forte, você poderá usar ingredientes de sabor igualmente intensos.

Então chega de papo e vamos às receitas!

 

azeite-2

Camarão com aspargos e molho cítrico

Ingredientes

serve 6 pessoas

– 400 g de camarões limpos

– 1 maço de aspargos

– 100 g de amêndoas laminadas

– 2 colheres de sopa de creme de leite

– 1/2 limão siciliano (suco e raspas)

– 1/2 tangerina (suco e raspas)

– 1 1/2 laranjas (suco)

Azeite Lote 8 Suave

– sal a gosto

azeite-6

Preparo

Coloque o camarão de molho em água filtrada e o suco de uma laranja por uma hora aproximadamente, escorra.
Enquanto isso, faça o molho cítrico misturando o suco e raspas de meio limão siciliano, meia tangerina e meia laranja, uma colher de café de sal, duas de sopa de azeite, e duas de creme de leite.
Corte os aspargos em rodelas, descartando a parte fibrosa e esbranquiçada da parte de baixo.
Aqueça uma frigideira anti aderente e doure em fogo alto, separadamente, as amêndoas, depois os aspargos, depois o camarão. Dourando separadamente você permite que eles peguem cor mais facilmente e não acumulem água, no caso do camarão, se acumular água, descarte.
Quando tiver dourado todos eles, coloque em um recipiente, um fio e azeite e sal. Misture o molho cítrico, finalize com um fio de azeite e sirva.

 

azeite-4

Ganache de chocolate e azeite na tapioca

Ingredientes

serve 6 pessoas

– 1 xícara de farinha de tapioca

– 200 g chocolate 65%

– 3 colheres de sopa de creme de leite

– 3 colheres de sopa de Azeite Lote 8 Intenso

– framboesas

azeite-5

Preparo

Derreta o chocolate em banho maria, acrescente o azeite e o creme de leite.  Faça discos de tapioca peneirando a farinha em uma frigideira anti aderente bem quente, deixando dois a quatro minutos de cada lado. Coloque os discos de tapioca em pratos de sobremesa, uma colher de ganache por cima de cada disco e as framboesas por cima. Finalize com um fio de azeite. Sirva imediatamente.

 

Concurso cultural

Esses azeites vem em uma linda embalagem e são uma ótima sugestão de presente pro dia das Mães. E você também pode ganhar um, porque a gente vai presentear as duas melhores sugestões de harmonização de azeite e chocolate. Por exemplo, eu acho que azeite combina com sorvete de chocolate e farofa de castanhas.  Portanto, deixe aqui no comentário a sua dica e concorra até dia 04 de maio. Acompanhe o resultado na página do Sabor Sonoro Facebook, dia 07 de maio.

 

 

*Guest Post oferecido por Rua do Alecrim