viagens

Roteiro Califórnia – San Francisco, Highway 1 e Napa Valley

Roteiro Califórnia é a tentativa de fazer um resumo – não tão pequeno assim – de uma viagem que fizemos há alguns meses pelas estradas deste belo estado.

roteiro california

Fico tentando encontrar justificativas para demorar tanto em escrever os posts das viagens, talvez seja a dificuldade em resumir tantas experiências em algumas palavras, ou o sofrimento em escolher entre centenas de fotos as que vão aparecer por aqui.

Mas tudo tem uma vantagem: o resgate da experiência faz a gente vivê-la de novo.
Então estou aqui neste momento lembrando do gosto dos pães e da sopa de caranguejo da Boudin, dos cenários surreais da 17 mile drive, dos vinhos do Napa, dos aromas do Ferry Market.

Foi minha primeira visita à Califórnia, esse estado tão diverso e rico em todos os sentidos: da natureza a tecnologia; da gastronomia à cultura. Não é por acaso tão cultuada por hippies, rockers, nerds, chefs…

Não sei quando volto, só sei que já fui embora pensando em outros tantos roteiros sem sair das suas estradas.

Foi amor a primeira vista.
Eu voltei, mas um pouco da Califórnia voltou comigo.

Vou tentar contar um pouco do que experimentamos por lá nos nossos 9 dias de viagem.
Pouco tempo para tantas possibilidades, mas era o que tinhamos e o suficiente pra curtir muito.

Importante avisar que não fizemos um roteiro exclusivamente gastronômico. Não fomos a restaurantes badalados, não visitamos Alcatraz e passamos super rápido pelas famosas Painted Ladies; mas nos divertimos, comemos e bebemos muito bem.
Assim compartilho com vocês nosso diário na Califórnia espero que te inspire a visitar esse lugar tão bacana.

Roteiro Califórnia parte I : San Francisco

roteiro california

Dia 1: Hotel e Pier 39

Chegamos à São Francisco no fim da tarde, então só tivemos tempo de desfazer as malas e passear pelas redondezas.

Hospedamos no Hotel Zephyr, com uma ótima estrutura, super charmoso e muito bem localizado.
A dica sobre isso é só uma: olhe com muita antecedência, hospedagem em São Francisco tem um valor abusivo, na minha opinião. Antecipe.

Ficamos em uma das áreas mais turísticas da cidade, a região de Fisherman’s Wharf, o que muita gente recomenda evitar por ser muito tumultuado.
Nós costumamos optar por lugares mais calmos, mas para a primeira visita foi uma ótima escolha, com transporte público farto e fácil também de turistar a pé.

Ali o principal ponto é o Pier 39, um shopping de entretenimento a céu aberto.
Tem de tudo um pouco: restaurantes, lojas de souvenirs, diversão para crianças e os famosos leões marinhos tomando sol amontoados.
Se você foge dos pontos super turísticos não é o seu lugar, mas eu não acredito que algo vira atração por acaso.
Acho que vale a visita, é bem bacana quando não está entupido de gente.

Lá experimentamos a tradicional sopa de caranguejo em uma versão miniatura da Boudin (falaremos mais dela daqui a pouco).
Se você gosta de frutos do mar e sopas é uma combinação deliciosa, pra ajudar ainda vem dentro de um pão de levain. Coisa linda.

Só tome cuidado, por lá você vai encontrar esta sopa em todo lugar, outro dia repetimos em um restaurante suspeito e o caldo era puro amido ou farinha. Cilada Bino!

roteiro california - San Francisco

Dia 2 Ferry Building Marketplace

Aqui temos um passeio obrigatório e delicioso para os fãs de gastronomia.
Uma bela estrutura centenária que nasceu como terminal para as balsas que cruzam a baía.
Em 2002 foi reformada, se transformando em “Mercadão”, um lugar pra dedicar algum tempo para poder experimentar um pouco de tantas opções.
São dezenas de restaurantes, lojas de artesanato, empórios e lojas com ingredientes e produtos super selecionados.

roteiro california - San Francisco - Ferry Market roteiro california - San Francisco - Ferry Market roteiro california - San Francisco - Ferry Market

Dica1: tente encaixar a visita nas manhãs de terça, quinta ou sábado.
Nestes dias acontece ao lado de fora do mercado a Ferry Plaza Farmers Market, uma feira livre de venda direta dos produtores.
Bancas de frutas, verduras entre outras tantas coisas irresistíveis.
Ali comemos morangos gigantes e suculentos direto na caixinha.

roteiro california - San Francisco - Ferry Market

Dica 2: Dentro do Mercado tem o Ferry Market Merchant, que tem um wine bar pra você sentar e ver o vai e volta das pessoas molhando o bico com um belo vinho ou cerveja local.

Aproveitamos que era Saint Patrick Day para ver o desfile na principal avenida de SF.
O evento lá é levado a sério, e a cidade para pra ver.

roteiro california - San Francisco

roteiro california - San Francisco - Boudin

Dia 3: Boudin Bakery, Golden Gate de bicicleta, Sausalito, e Ghirardelli

Como tínhamos um logo dia pela frente, fomos tomar um café reforçado na Boudin Bakery.
Se você é fã de padaria como eu, não pode perder essa oportunidade.
A Boudin foi fundada em São Francisco ainda no período da Corrida do Ouro, no final do século 19.
De lá pra cá, mais do que uma padaria virou um importante ponto turístico.
Além dos seus ótimos pães de fermentação natural tem um cardápio bem variado que inclui a famosa sopa de caranguejo que já citei por aqui.
A unidade da North Point Street é enorme e tem uma loja com lembranças bem bacaninhas.

roteiro california - San Francisco - Golden Gate

Adoramos fazer um roteiro de bike, e a orla de San Francisco é um lugar lindo de pedalar!
Locamos as bicicletas no Ferry Market e fomos até Sausalito, cidade toda charmosa que fica logo depois da Golden Gate.
Atravessar uma das pontes mais famosas do mundo, cenário de tantos filmes e fotos, foi uma experiência inesquecível!

roteiro california - San Francisco - Ghirardelli

Na volta fomos conhecer o Ghirardelli Square, espaço da mais tradicional marca de chocolates de São Francisco.
No passado funcionava no local a fábrica da empresa, mas na década de 60 foi transformado em um complexo de lojas, restaurantes e claro, espaços da própria marca com muitos chocolates e doces.
Passeio obrigatório para os “formigas” e chocólatras.

roteiro california - San Francisco - Jardim Japonês

Dia 4: Golden Gate Park, Jardim Japonês, Bairro Hippie, Dolores Park e a melhor torta de chocolate da vida.

O Golden Gate Park é um daqueles parques urbanos gigantes – maior que o Central Park inclusive – perfeito para caminhadas, corridas, piqueniques e afins. Se tiver tempo, permita se perder ali por uma manhã.
Dentro dele fica o Japanese Tea Garden, o Jardim Japones público mais antigo dos EUA. Lindo, lindo!
Não deixe de sentar na Casa de Chás e pedir um para dar aquela pausa no seu roteiro

roteiro california - San Francisco - Jardim Japonês

O parque fica colado no Haight-Ashbury, o famoso bairro onde nasceu o movimento hippie nos Estados Unidos. Se você curte rock, camisetas de bandas, discos, batas coloridas e acessórios psicodélicos guarde a tarde toda pra rodar por ali.

roteiro california - San Francisco - Bairro Hippie

Mas falando de comida, dois lugares que fomos e recomendo em Haight:

WholeFood: a famosa rede de supermercados com uma pegada super orgânica e sustentável.
Tem uma variedade fantástica de produtos! Muitos ficam loucos com a qualidade e variedade de horti-frutis, eu queria morar dentro do freezer das cervejas artesanais, nunca vi tantas em um mesmo lugar.

roteiro california - San Francisco - Bairro Hippie

Magnolia Pub: na esquina onde tudo aconteceu, um pub com um hambúrguer bem bom, cervejas deliciosas e uma playlist daquelas que te segura por horas.

Dali fomos caminhar até chegar ao Dolores Park, lugar com uma das vistas mais bacanas da cidade.
Antes paramos na Tartine Bakery pra comer um docinho, e acabei experimentando a melhor torta de chocolate da minha vida.
Juro que vou tentar fazer por aqui, se funcionar compartilho com vocês.

roteiro california - San Francisco - Mission

Roteiro Califórnia parte II : Highway 1

roteiro california - San Francisco - Carmel

Dia 5: pé na estrada rumo a Carmel

Tinha um desejo muito antigo: alugar um carro e rodar pela Highway 1, a estrada que faz o litoral da Califórnia.
A parte mais bonita da estrada fica perto de um dos lugares mais charmosos que já conheci:
Carmel fica a 150 km de SF e foi nossa base na região. Ainda vou dar um jeito de morar lá 😉

roteiro california - San Francisco - Carmel

A cidade ficou conhecida por Clint Eastwood ter sido prefeito por lá na década de 80, mas hoje suas galerias de arte, lojas, vinícolas, restaurantes charmosos e suas ruas quase cenográficas que atraem os turistas.

Quando chegamos fomos beliscar algo no Brophy’s Tavern, um bar tipicamente americano, daqueles com Jukebox e televisões ligadas em jogos de Beisebol, divertido e informal.

No outro dia, depois que voltamos do Big Sur, fomos ao A.W. Shucks Cocktail & Oyster Bar,
aqui paguei de bacana e tomei um Bloody Mary e comi umas ostras bem boas, mas o bar tem ótimas porções para todos os gostos, principalmente de frutos do mar.

Dia 6: Big Sur e 17 mile Drive

Tinha lido e visto muito sobre este lugar, mas nada se compara a estar ali, ao vivo.
Falar de natureza exuberante é muito relativo para nós que moramos em um país também tão rico neste sentido, mas ali parece que estamos dentro de um filme a cada quilometro.

roteiro california - San Francisco - 17 mile drive roteiro california - San Francisco - 17 mile drive

A 17 Mile drive é uma estrada privada (você paga um pequeno pedágio que vale cada centavo) que é um “uau” a cada curva. Posso fazer um álbum de fotos só com o que cliquei neste lugar.
No site Visit California tem uma frase que traduz bem o sentimento:  “Não importa se você está de carro, de bicicleta ou a pé. Este romântico trecho do litoral fará você pensar uma coisa acima de tudo: como faço para morar aqui?”
Não, você não vai morar lá – a não ser que seja um bilionário do Vale do Silício ou uma estrela de Hollywood – mas por favor, não perca a oportunidade de conhecer este lugar.
E se puder, pare em algum dos vários mirantes pra fazer um piquenique.

roteiro california - Highway 1 roteiro california - Highway 1 - Big Sur

Descendo a costa a gente chega a região conhecida como Big Sur, mais um lugar cinematográfico cheio de pontos exuberantes, como a vista da Bixby Creek Bridge.
Ali também fica o Pfeifer State Park, outro ponto indispensável pra quem gosta de natureza.
Árvores seculares, mesas de piquenique e trilhas para caminhada.
Se tiver mais tempo e gostar deste tipo de passeio, recomendo olhar com carinho esta região, ela é cheia de atrações naturais lindas que valem ser conhecidas.

Roteiro Califórnia parte III : Napa Valley

roteiro california - Napa Valley

Dia 7: Rumo a Napa

Neste dia saímos de Carmel rumo a Napa, uma viagem tranquila de mais ou menos 3 horas de carro.
Napa é a principal cidade do Napa Valley, mas não é a única e nem a mais charmosa, apesar de ter uma ótima estrutura e excelentes restaurantes.

Minha sugestão é que você tente ficar em Yountville, que fica apenas a 16km de Napa.
A cidade é muito menor e mais charmosa, além de ser dali que de fato começa a interminável sequência de vinícolas da região.

Como chegamos no começo da tarde resolvemos ir até a outra ponta do Vale de carro para ter uma noção do que faríamos de Bike no dia seguinte.

Assim paramos no Castello di Amorosa, a +- 38km de Napa. No meio deste caminho um cenário lindo, praticamente tomado pelas Vinícolas, uma atrás da outra, uma mais bonita que a outra.

roteiro california - Napa Valley

Na volta paramos também na Hall Wines. Uma vinícola linda que chama atenção pela combinação de arquitetura contemporânea, arte e vinhos fantásticos.

Voltamos a Napa e fomos beliscar e beber algo no Cadet Wine & Beer Bar, sim tem muita cerveja bacana por lá para os que não são do vinho.
Cardápio enxuto mas com opções de bebidas e petiscos bem acertada.

roteiro california - Napa Valley de Bike

Dia 8: Napa de Bike

Dia de conhecer mais vinícolas, e como eu não estava nem um pouco afim de ser preso dirigindo com umas taças de vinho na cabeça, juntamos o últil ao agradável: fomos de bike.
Alugamos em Yountville na Napa Valley Bike Tours & Rentals, ali mesmo já nos fornecem um mapa e algumas dicas. Fizemos nosso próprio roteiro, mas eles também fazem alguns tours guiados bem interessantes.

roteiro california - Napa Valley de Bike

Antes da jornada de pedal e vinho tomamos um café da manhã na Bouchon Bakery, bela padaria do chef Thomas Keller que fica na avenida principal da cidade.
Difícil escolher algo no meio de tantas opções lindas e deliciosas.
Nós ficamos com um Croissant recheado de chocolate, de comer de joelhos.

roteiro california - Napa Valley de Bike - opus one

Nossa primeira parada foi na Opus One, vínicola que tem o vinho com o mesmo nome, um dos rótulos mais celebrados dos EUA.
Você pode pegar sua tacinha na sala de degustação e subir para uma área sobre a vinícola que tem uma vista linda!

A segunda parada foi a Mondavi, a mais tradicional vinícola americana.
Um grande estrutura completamente preparada para o turismo, com vários tipos de degustação e passeios, além de uma loja linda de vinhos e souvenirs.
Visita obrigatória.

roteiro california - Napa Valley de Bike - Mondavi

A terceira vinícola foi a Inglenook, com certeza minha preferida na visita.
Fiquei encantado com a estrutura, um lindo Chateau construído no fim do século 19.
A propriedade foi comprada em 1975 pelo Cineasta Francis Ford Coppola. Ali ele produz belíssimos vinhos!
Também transformou o espaço em um pequeno museu da sua carreira, um restaurante e uma loja com presentes e souvenirs de extremo bom gosto (e bem salgados também).

roteiro california - Napa Valley de Bike - Inglenook roteiro california - Napa Valley - Inglenook roteiro california - Napa Valley - Inglenook roteiro california - Napa Valley - Inglenook

Compre uma taça de vinho no café e vá para a área externa.
Sente e curta um cenário que parece nos levar para a Europa do século 19.
Queria ter ficado ali a tarde inteira.

Chegando a Yountville devolvemos as bikes voltamos para Napa.
Famintos, sem muito tempo e energia, encontramos a Velo Pizzeria.
Por coincidência toda com a temática de bike.
Redondas bem legais e preços honestos para os padrões da cidade.
Depois foi cama pra voltar cedo pra SF.

Dia 9: Despedindo de São Francisco

Aqui o pouco tempo que sobrou foi dia de comprar lembranças e presentes para voltar.
Aí fomos até a Union Square, principal região de comprar da cidade. Nike, Apple, Macy’s… estão todos por ali.

Pra turma da gastronomia, recomendo duas lojas muito bacanas:

A Sur la Table, uma rede americana com tudo para cozinha e casa. Pensa naqueles paredes com todas as cores de Kitchen Aid e Le Croset? Então.
Mas tem muitas lembrancinhas e pechinchas também. Nós namoramos muito as panelas mas acabamos comprando um pano de prato e um saca-rolhas. 😉

A outra loja é Anthropologie, lugar que as mulheres costumam adorar.
Aqui o foco é moda, mas tem também muitas peças e acessórios para casa e cozinha. Tudo de muito, muito bom gosto.

Bom pessoal, taí o que achamos de melhor na nossa curta estadia.
Aí está um mapa com a marcação de todos os pontos que comentamos.  Também deixamos alguns que gostaríamos de ter ido mas o tempo não foi suficiente.
Espero que gostem e que seja útil para quem vai visitar essa região.

Gostou, ficou com alguma dúvida, usou alguma dica ou tem alguma pra dar? Vou ficar muito feliz se comentarem por aqui.

E pra finalizar, a playlist que mais tocou nas nossas andanças pelas estradas.