eu que fiz, pães, receitas

Acertei o pão!




Depois do placar de 2×0 para o pão (a primeira tentativa vocês viram aqui, a segunda tentativa frustrada gerou um pão que poderia ser usado como arma, nem arrisquei publicá-lo), dessa vez cheguei bem perto do ideal. Não ficou lindão, mas estava bem leve e saboroso!
Segui a risca uma receita do livro Pães e Cia da série Grande Cozinha da Editora Abril, acrescentando tomilho e manjerona fresca pra ficar mais aromático, aí vai:

Ingredientes para 4 pessoas:
500 g de farinha de trigo
30 g de fermento fresco
1 colher de café de açúcar
50 g de folhas de manjericão (acrescentei aqui as outras ervas)
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 colheres de café de sal
farinha de trigo para polvilhar

Peneire a farinha de trigo, coloque-a sobre a mesa de trabalho num monte e disponha na cavidade central o sal, o açúcar, o fermento desmanchado e 300 ml de água morna.
Comece a misturar os ingredientes com as pontas dos dedos até que o fermento esteja dissolvido, acrescente 2 colheres de sopa de azeite e sove a massa com as mãos. Achate-a e salpique as ervas picadas.

Continue sovando a massa, forme uma bola e pincele a superfície com azeite. Ponha numa tigela untada e deixe crescer por 30 minutos. Depois faça 12 pãezinhos redondos. Forre a assadeira com papel manteiga e pincele-os com azeite, deixe crescer por mais 20 minutos.

Pulverize os pães com farinha peneirada e asse-os em forno preaquecido a 200 graus por 25 minutos, coloque uma vasilha sob assadeira com água quente durante o processo. Retire os pães, espere esfriar um pouco e pronto!

Um pão saboroso e delica, que tal da Mata pra acompanhar?

www.saborsonoro.com.br