frutos do mar, macarrão, massas, receitas

Fusilli com Siri e Limão Siciliano

Tenho mania de não anotar as receitas que vejo nas revistas ou livros, aí acabo perdendo a oportunidade de fazer coisas bem interessantes, mas algumas combinações ficam na minha cabeça até conseguir colocá-las em prática.
Foi o caso desse macarrão que adaptei de uma receita que vi na revista Prazeres da Mesa, deu vontade de correr pra cozinha!
Está combinação é bem versátil e perfeita para o verão: pode ser o prato principal de um almoço mais leve, servido quente, ou pode ser uma entrada fria, como servi aqui em casa. Experimente!


Ingredientes:
– 300g de macarrão
– 1kg de carne de Siri desfiada
– 2 tomates
– 1 cebola
– 1/2 pimentão verde ou vermelho
– raspas e suco de 2 limões, Siciliano de preferência
– 2 dentes de alho
– sal a gosto
– folhas de coentro a gosto (não usei neste preparo, mas recomendo para quem gosta)
– azeite
– pimenta do reino moída na hora

Preparo: 
Pique ou amasse bem o alho; corte os tomates, a cebola e o pimentão em cubinhos como se fosse preparar um vinagrete. Refogue em uma frigideira grande ou em uma panela com um fio de azeite.
Na sequência, acrescente à mistura a carne de Siri desfiada, acrescente o sal e mais um pouco de azeite e refogue por mais cinco minutos. Desligue o fogo e reserve na própria frigideira.

Em outra panela, cozinhe o macarrão em água fervente com um pouco de sal, escorra quando estiver al dente.
Agora é só juntar o macarrão ao Siri, acrescente mais um pouco de azeite, as raspas e o suco dos limões, corrija o sal se necessário e acrescente as folhas de coentro picadas.
Misture bem e sirva, finalizando com um pouco de pimenta do reino moída na hora e decorando com folhinhas de coentro, salsinha ou fatias finas de pimenta dedo de moça. Bom apetite!

Prato que tem cara de praia merece música idem, então vamos de Sugar Ray, banda pop que fez muito sucesso no final dos 90 depois sumiu, mas o som me dá vontade de colocar os pés na areia na mesma hora  😉

www.saborsonoro.com.br