alice, entradas, receitas, saladas, vegetarianas

Aperitivo de pera com pistache e salada de romã e chia

saladas_pera-2

Almoço de domingo raramente é tao light quanto foi esse. Não que estejamos verdadeiramente de dieta, foi só um feliz acidente. Receitas que queria testar e estavam esperando o momento. E este chegou num domingo quente demais ficar horas na cozinha. Simples assim!

O aperitivo foi inspirado, porem modificado, do lindo blog Sweet Potato. Já a salada foi do livro Cozinha RápidaPratos vegetarianos, da Publifolha. Como não tinha quinoa em casa, como mandava a receita original, usei chia. Mas já estou progredindo muito no quesito “obedecer receitas” e acredito que até o fim do ano já esteja curada.

saladas_pera-1
Aperitivo de pera com pistache

Ingredientes
para 8 pessoas

– 2 peras
– 1 limão
– 200g cream cheese
– 200g pistaches sem casca
– creme de balsâmico

Preparo

Corte a pera em fatias, retire o centro com cabo e sementes. Coloque-as em um bowl com o suco de limão, e misture bem de forma que todas fiquem embebidas. Coloque-as em um prato, e por cima de cada pera, uma colher de chá de cream cheese. Quebre levemente os pistaches de forma que alguns permaneçam inteiros, polvilhe-os por cima das peras, e finalize com um fio de creme de balsâmico.

 

saladas_pera-4

Salada de abobrinha, romã e chia

Ingredientes
para 8 pessoas

– 3 abobrinhas medias
– 1 romã grande
– 2 colheres de sopa de chia
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de vinagre de framboesa (ou qualquer vinagre de sua preferência)
– sal

saladas_pera-5

saladas_pera-3

Preparo
Com um descascador de legumes, fatie as abobrinhas no sentido horizontal, formando longas e finas fatias. Acrescente todos os outros ingredientes.

No som vamos de leve também, com a bela voz de Molly Johnson