bebidas, eu que fiz, frutos do mar, receitas, risotos

Um risoto, uma cerveja, duas surpresas.


Olha o trecho da mensagem que o meu amigo Rafael Aquino enviou, não é todo dia que tenho uma surpresa desse tipo me esperando na caixa de emails:

” … engarrafei uma leva de uma Belgian Strong Golden Ale e queria te presentear com uma amostra pra você experimentar, pode ser? “

Confirmação dada, cervejas entregues e a recomendação de acompanhá-las com frutos do mar, lá fui eu para as pesquisas. Lembrei de umas tintas de lula que minha irmã trouxe pra mim de uma viagem, achei algumas receitas de Risoto de Lula e fui pra cozinha!

Ingredientes (para duas pessoas):
– 500g de lulas em anéis
– 1 colher de sopa de tinta de lula
– 100g de arroz arbório
– cebola e alho para refogar e para o caldo
– 1 taça de vinho branco
– caldo do cozimento da lula
– sal e pimenta moída na hora
– azeite
– 1 colher(sopa) de manteiga
– 4 tomatinhos cereja e salsinha pra decorar

Preparo:
Em uma panela, cozinhe por 15 minutos os anéis de lula em água, sal, 1/2 cebola e 1 dente de alho. Use o caldo desse cozimento para o risoto.

Em outra panela, refogue a cebola e o alho picadinhos em azeite, coloque o arroz, o vinho branco e vá mexendo até o arroz começar a soltar o amido, vá acrescentando o caldo aos poucos, sem deixar o arroz secar, mexendo sempre.

Depois de uns 5 minutos, acrescente os anéis de lula. Continue mexendo e 5 minutos depois coloque a tinta.

Mexa até o arroz chegar a uma consistência “grano duro”. Desligue o fogo, acrescente a manteiga. Tampe por uns minutinhos e depois sirva os pratos e decore com a salsinha e os tomates cereja fatiados.

A Cerveja:
Sobre a cerveja do Rafael, o que posso dizer é que foi uma grande surpresa, minha primeira boa impressão foi no aroma, senti um cheiro de frutas delicioso, impossível de perceber nas cevas de escala que estamos acostumados a beber.

Segundo a avaliação do Mauricio Beltramelli, do Brejas: “Coloração âmbar translúcida. Creme denso, consistente e com boa persistência. No aroma, sobressai o floral advindo do lúpulo, além de fermento e biscoito”.
Bom, não sou expert em harmonização de cervejas, mas achei a combinação deliciosa! Mas o que achei mais bacana é descobrir que podemos tomar uma cerveja desse padrão feita artesanalmente aqui em Uberlândia.

Infelizmente a produção do Rafael é ainda pequena, então precisamos torcer pra ele criar coragem e disponibilizar essa belezinha comercialmente! 🙂

Nesse dia combinei a experiência com Stone Temple Pilots, torcendo pra que eles voltem com um disco de inéditas, e não só com um “revival” dos anos 90…

www.saborsonoro.com.br