carnes, cassoulet, clássicos, receitas

Receita de Cassoulet e um belo almoço de domingo

O domingo pode ser visto de formas diferentes: ele é o dia que antecede a segunda e a correria da semana. Mas pode ser também o dia que podemos curtir a família, não ter hora pra nada, e levar a vida em uma velocidade diferente.

E assim resolvi preparar um Cassoulet, prato francês que como tantos outros pratos tradicionais tem sua origem questionada e variações nos ingredientes. Pra simplificar muito vamos dizer que é uma feijoada de feijão branco, com uma variedade maior de carnes. Na minha receita foi só carne de porco, mas fique à vontade para arriscar outras combinações.

Comecei em casa no sábado e terminei na casa dos meus pais, no domingo. O prato foi acompanhado à altura: conversa, música e vinho bom. Tem jeito melhor de começar uma semana?

Receita de Cassoulet

Ingredientes (6 a 8 pessoas):
– 500g de feijão branco
– 500g de linguiça calabresa
– 500g de linguiça de pernil
– 500g de costelinha suína defumada
– 100g de bacon em cubinhos
– 2 cebolas médias picadas
– 4 dentes de alho picados
– 4 tomates sem pele e sem sementes picados
– 2 cenouras médias fatiadas
– sal a gosto
– pimenta do reino a gosto
– óleo de girassol ou soja
– folhas de ora-pro-nobis ou couve rasgada (opcional)

Preparo:
Deixe o feijão branco de molho, de preferência, na noite anterior. Se o feijão for novo, duas horas são suficientes.
Na panela de pressão, frite o bacon até dourar, acrescente o feijão e água até cobri-lo. Cozinhe por uns 30 minutos em fogo médio.

Enquanto isso, em outra panela grande, refogue as outras carnes com alho e cebola. Assim que elas dourarem acrescente um copo de água e deixe cozinhar por uns 40 minutos. O importante aqui é que a carne fique bem macia, quase desmanchando e forme um caldo saboroso.

Junte o feijão na panela com a carne, acrescente o tomate e a cenoura. Deixe que tudo cozinhe junto por mais 30 minutos, acrescente a couve rasgada ou as folhas de ora-pro-nobis e a pimenta do reino moída na hora, deixe mais 5 minutos e sirva. Você pode acompanhar com o bom e tradicional arroz branco.

A casa da minhã mãe me lembra mpb, então ai vai um dueto de dois grandes artistas, Chico e Caetano.

Receba as melhores receitas e
novidades no seu e-mail 🍅