doces, eu que fiz, receitas, sobremesas, tortas

Torta de limão

Ganhei de presente do Jaime e da Ana o livro “O Doce Brasileiro” da Nestlé, uma coleção de receitas deliciosas, muito bem explicadas e com belas fotos. Essa receita de torta de limão me chamou atenção na primeira folheada. Além de usar poucos ingredientes, é fácil e deliciosa. Então, mão na massa!

Ingredientes:
Recheio
– 1 lata de Leite Moça
– 4  colheres (sopa) de suco de limão
– raspas de limão a gosto (eu usei 3 limões)

Massa
– 2 xícaras (chá) de farinha
– 1 colher (sopa) de açúcar
– 1/2 colher (chá) de sal
– 150g de manteiga
– 2 gemas

Merengue
4 claras (a receita original pede só duas)
4 colheres (sopa) de açúcar

Preparo:
Recheio
Misture o suco de limão e o Leite Moça até adquirir consistência cremosa. Acrescente as raspas de limão e reserve.

Massa
Em um recipiente peneire a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga as gemas e misture com a ponta dos dedos até conseguir uma mistura homogênea. Faça uma bola com a massa, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.
Abra a massa em uma superfície enfarinhada. Forre o fundo e a lateral de uma forma de aro removível (usei uma de 30cm e acho que a torta ficaria mais alta e bonita em uma de 20-25cm de diâmetro).
Já na forma, faça furos na massa com um garfo e leve para o forno preaquecido a 180º por aproximadamente 30 minutos. Retire do forno e reserve.

Merengue
Bata as claras em neve, junte aos poucos o açúcar e continue batendo até obter um merengue bem firme.

Montagem
Coloque o creme de limão sobre a massa e depois cubra com o merengue. Volte com a torta para o forno preaquecido a 180º por cerca de 10 minutos ou até dourar o merengue. Espere esfriar e sirva.

Para acompanhar, vou seguir a dica do Junior que sugeriu pelo Twitter a música Acabou o Chorare, dos Novos Baianos, mas pra variar vamos na interpretação de Arnaldo Antunes, que é muito bacana também. 🙂

www.saborsonoro.com.br