acontece, agradecimentos, alice, beterraba, café, cardápio, entradas, jantar, receitas, vegetarianas, vegetariano

A cozinha da Alice #26 – Uma noite rosa!

 
Não é todo dia que podemos cozinhar numa super cozinha, daquelas bem cheias de gente boa. Essa noite foi muito divertida! Fizemos um jantar para o pessoal da revista Greta Cauê, além dos donos da casa, que pelo visto são cozinheiros de mão cheia! Ou melhor, não sei bem…vamos ter que voltar pra conferir, viu Suzy e Adriano!
 
Algumas receitas foram inspiradas no livro Cozinha Vegetariana do Mediterrâneo, da Editora Cultrix. Mas como sempre, poucos ingredientes ficam sendo os mesmos. Minha vontade era um menu que tivesse uma harmonia estética, com uma forte combinação de cores. Então fizemos uma trilogia de texturas de beterraba, finalizando com um delicado Caffè Brulee e tuiles.
 
 
A entrada foi um cappuccino de aspargos, cubinhos de beterraba e uma deliciosa espuma de manjericão. Segundo foi carpaccio de beterraba, muito parecida com a salada a preferida do Marcel, só que as beterrabas são assadas e o queijo brie por cima. Seguimos com risoto de cevadinha, amêndoas e gorgonzola com creme de beterraba. Já a sobremesa foi essa delícia cremosa da foto abaixo.
 
Tudo regado a vinhos incríveis e muitas risadas. E muita beterraba!
 
 
Caffè Brulée
6 porções
Ingredientes
-500 ml creme de leite fresco
-1/3 xícara de leite
-75 g açúcar
-5 gemas
-1 colher (sopa) café expresso solúvel
-6 colheres (sopa) de açúcar cristal para polvilhar
Preparo
Bata o açúcar e as gemas até formar um creme. Leve o creme de leite fresco, o leite e o café ao fogo, misturando até diluir o café. Acrescente aos poucos, sem parar a batedeira, para não coagular as gemas. Distribua a mistura em 6 xícaras ou ramequins, coloque-os em uma assadeira com metade de água fervente, cubra com papel alumínio. Leve ao forno a 150° por 1 hora. Retire do forno, tire-os da assadeira e assim que estiverem em temperatura ambiente, coloque-os na geladeira por 4 horas. Quando for servir, polvilhe açúcar cristal, queime com um maçarico, decore com grãos de café e sirva imediatamente.
 
Quem quiser a receita dos outros pratos e ver a matéria na revista da GretaCaue, clique aqui.
Um grande obrigada ao pessoal da revista: Adriana, Denise, Raquel e o casal querido Suzy e Adriano. E claro, ao Marcel, sempre, pelas fotos excepcionais e tudo mais.

A trilha sonora da noite foi puro rock, mas por hoje vamos ficar com Wake Up – The Arcade Fire

www.saborsonoro.com.br