bolos, doces, morango, receitas, sobremesas, tortas

Torta de morango

A Carol fez um ótimo negócio meses atrás: trocou um notebook que estava usando muito pouco por um iPad, que agora faz parte do dia a dia da casa. Na verdade acho que eu e o Luca ficamos mais felizes que ela, já que o brinquedo é mais usado para ver os desenhos do Mickey e receitas variadas.

E falando nas invenções do Mr Jobs, sou bem curioso com aplicativos de gastronomia para o iPhone e o iPad, inclusive farei em breve algumas resenhas por aqui sobre o que já testei e recomendo.
Um que gosto muito é o da Revista Every Day Food, da Martha Stewart: tem lindas fotos, bela diagramação e usa os recursos disponíveis para o iPad como poucas revistas que já estão disponíveis. Indico para quem gosta de receitas práticas, despretensiosas e ideais para o dia a dia.

Essa torta vi na última edição e foi amor a primeira vista, fiz no último sábado para levar no almoço de Dia dos Pais organizado pela minha irmã e acho que foi umas das melhores sobremesas que já fiz, e uma das mais simples também.

Da receita original troquei basicamente o Mascarpone por Cream Cheese, troquei as framboesas por morangos no recheio e não usei mirtilos, frutinha difícil de encontrar por aqui.
As framboesas aparecem na cobertura pra dar um tcham, item opcional se não encontrar ou o preço estiver fora de cogitação, coisa bem comum de acontecer com raspberries, blackbarries e outros “berries” no Brasil.

Não costumo repetir receitas, mas não vejo a hora de chegar o final de semana e fazer novamente, é rápida, não precisa ir ao forno e tem uma bela apresentação. Para resumir é o seguinte: façam!

Ingredientes: 
– 2 pacotes de bolachas tipo Champanhe (180g cada)
– 2 latas de creme de leite sem o soro
– 1,2kg de morangos
– 1 caixinha de framboesa (+-200g)
– 3/4 de xícara (chá) de açúcar refinado para o creme
– 3/4 de xícara (chá) para o recheio de morango
– suco de 1 limão
– 2 potinhos de cream cheese (150g cada)
– 1 colher (sopa) rasa de essência de baunilha

Preparo: 
Pique as bolachas em 4 partes. Reserve
Prepare o recheio de morango: pique 1kg de morangos e os amasse com um garfo junto a 3/4 de xícara de açúcar, suco de meio limão e a baunilha. Reserve.
Prepare o creme: com uma batedeira ou fuet, misture o cream cheese, o creme de leite, 3/4 de xícara de açúcar e o suco da outra metade do limão.
Agora é montar: em uma forma de fundo removível, envolva a parte interna da lateral com papel manteiga, deixando uma sobra de papel de pelo menos 5,0cm para cima em toda circunferência. Como na foto abaixo.

Imagem extraída do vídeo que ensina a receita

Depois faça as camadas: primeiro as bolachas, depois o mistura de morango e depois o creme. Repita mais uma vez as 3 camadas. Para finalizar cubra com as framboesas e o resto do morango picado. Deixe resfriar por pelo menos 3 horas.
Para servir, é só abrir a lateral da forma e retirar cuidadosamente o papel manteiga.
Aí vai uma dica: faça na noite anterior e deixe para tirar da forma e colocar as frutas da cobertura na hora de servir, as bolachas ficam mais molhadas e a torta mais firme. 😉

No som, a voz doce de Corinne Bailey Rae, no piano o cara: Herbie Hancock. Linda!

www.saborsonoro.com.br