Risoto de camarão, ervilha e ervas.
Este Risoto de Camarão chegou até a minha cozinha de uma forma bem divertida: a Carol encontrou um saquinho de camarões perdidos no congelador que precisávamos usar, por coincidência foi no mesmo dia que o Instagram liberou o recurso de enquetes no Stories.
Achei a brincadeira interessante e resolvi testar o recurso com a turma que segue o @saborsonoro, pedindo pra escolherem entre um Risoto de Camarão ou um molho para peixe.
Descobri que preciso colocar mais receitas deste arroz cremoso por aqui: ele ganhou do molho de peixe com mais de 60% dos votos!
Então assim surgiu essa receita, como o calor por aqui está demais resolvi combinar ingredientes mais leves e refrescantes.
Alguns deles são até opcionais, mas não deixe de usar o limão e o manjericão fresco, faz toda diferença!
Mas antes da receita do Risoto, compartilho com vocês o caldo de legumes que usei no preparo, você pode usar o pronto ou fazer outra receita, mas gostei do resultado, ficou leve e bem perfumado.
Caldo de Legumes:
– 1 cebola grande
– 1 alho poró
– 1 cenoura
– 2 ramos de manjericão
– 2 folhas de louro
– 1 colher (sopa) sementes de coentro
* Pique todos os ingredientes, acrescente 2l de água e deixe cozinhar em fogo baixo, ideal começar uns 30 minutos antes do risoto para que o caldo reduza e absorva todos os sabores e aromas.
Risoto de Camarão
Ingredientes:
(servem 4 porções médias)
– 300 g de camarões pequenos limpos
– 350g de camarões grandes limpos (opcional)
– 200g de arroz arbório
– 1 litro de caldo de legumes (opcional)
– 100 gramas de ervilhas (usei da congelada)
– 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
– 1 colher (sopa) bem cheia de cream cheese
– sal e pimenta do reino a gosto
– 2 ramos de manjericão fresco
– 2 ramos de hortelã fresco
– 1 taça de vinho branco seco
Preparo:
Se for usar os camarões grandes, prepare-os antes do risoto, temperando com sal e um pouco de suco de limão e grelhando em uma frigideira bem quente com um pouco de azeite até dourar dos dois lados. Reserve.
Prepare o Risoto em uma panela de fundo grosso.
Acrescente a manteiga, coloque o arroz e o vinho branco, sal e mexa até começar a soltar o amido, vá acrescentando o caldo aos poucos, sem deixar secar, mexendo sempre. Fique atento ao tempo indicado pela embalagem do arroz.
Na metade do tempo de cozimento (entre 5 a 10 minutos) acrescente os camarões pequenos, metade das folhas de manjericão e as ervilhas ao risoto.
Assim que o arroz estiver al dente, acrescente o creamcheese, o suco do limão e mais uma concha de caldo. Corrija o sal se necessário e desligue o fogo.
Sirva imediatamente, acrescentando mais folhas de manjericão, hortelã, raspas de limão e um fio de azeite.
Bom apetite!
Para harmonizar com esse prato, Chardonnay bem fresco na taça e Jorge Drexler na vitrola.
0 comentários